Quinta-feira, 3 de Maio de 2007

Professor vs Computador

Uma questão sempre presente, pelo menos a nível do subconsciente dos docentes, é a seguinte: será que os computadores vão tornar os professores dispensáveis? Claro que não! Os bons professores nunca serão substituídos pelas máquinas. A tecnologia nunca há-de substituir a relação humana entre o professor e o aluno. Mas as máquinas podem ajudar os professores e os alunos tanto na sala de aula como fora dela. Em particular, os computadores ajudam como ferramentas auxiliares na sala de aula para ensinar e aprender. Como afirma Barbara Kantrowitz "os computadores expandem as paredes da sala de aula e os horizontes dos alunos".

Podem então contabilizar-se os reais proveitos do ensino que se serve das novas tecnologias:

com o uso de computadores nas salas de aula, bibliotecas e salas de estudo, o aluno ocupa um papel mais central no processo de ensino/aprendizagem, sendo o seu ritmo mais respeitado e desenvolvendo-se uma aprendizagem mais eficaz e sólida, consegue-se também um ensino mais moderno e dinâmico, com as redes de computadores e as novas tecnologias de comunicação, os estudantes aprendem a pensar como cidadãos da "aldeia global", vendo o mundo, e o seu lugar nesse mundo, de uma forma bastante diferente da dos seus pais. A informação circula agora livremente ultrapassando fronteiras de vários tipos (sem intermediários que decidem o que é notícia, o que é importante, o que é bom para nós, o que é arte ou o que é diversão), percorrendo todo o mundo directamente de onde aconteceu o facto até onde estiver alguém que dele queira ter conhecimento.

no entanto, é necessário levar em consideração que tal só será possível desde que se assegure a motivação e a formação dos professores.

Uma vantagem também óbvia é a diminuição das desigualdades entre os alunos do interior e os dos grandes centros, para não falar das diferenças entre países. Com a possibilidade de acesso à Internet, com todos os serviços que ela disponibiliza, e também com o uso de CD-ROMs, todos os alunos podem ter acesso a informação muito mais variada.

publicado por linguaseciencias às 09:34

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. web 2.0

. esquema da comunicação

. Esquema da comunicação

. A escola virtual

. Os recursos educativos na...

. Professor vs Computador

. A escola ideal

. O uso das novas tecnologi...

. A utilização Educativa da...

. Comunicação e Educação

.arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds